Emuladores no geral
Basicamente, um emulador expõe as funções de um sistema para reproduzir seu comportamento, permitindo que um software criado para uma plataforma funcione em outra. A grande parte de emuladores são para reproduzirem antigos e também os atuais
Popularização
A popularização dos emuladores veio junto com a Internet e os emuladores de vídeo games. As imagens extraídas de cartuchos de vídeo games são chamadas de ROMs e aliadas à programação em baixo nível de jogos para sistemas antigos tornou fácil a possibilidade de criação de emuladores de sistemas como o Chip-8 e depois de vídeo games mais populares como o Atari 2600 e NES. Mas se você acha que isso ficou só nos PCs é ai que você se engana.Emuladores em Consoles e Dispositivos moveis
A Microsoft utiliza emulação no Xbox One para executar jogos de seu console anterior, o Xbox 360, e utilizou o mesmo método no Xbox 360 para executar jogos de Xbox.
A Sony usa um emulador para emular o PlayStation original no PlayStation Portable. Esse emulador também é usado em todos os modelos de PS3 para emular jogos do primeiro console.
A Nintendo usa extensamente emuladores no Wii Virtual Console. Entre os sistemas emulados, estão o NES, Super Nintendo, Mega Drive, Neo-Geo, PC Engine e Nintendo 64. Entretanto, os jogos de Gamecube não são emulados e sim rodam nativamente no hardware do console.
A partir de 2006 muitas empresas lançaram jogos em coletâneas que rodam em um emulador. Esses emuladores oferecem uma emulação mais refinada se comparada aos emuladores de terceiros. Entre as empresas/jogos estão:
- Sega (Sega Genesis Collection)
- Namco (Namco Museum)
- Capcom (Capcom Classics Collection)
- Taito (Taito Classics)
- Atari (Atari Anthology)
Já para os dispositivos moveis são todos feitos por programadores desconhecidos ou pouco conhecidos.
Fonte: Wikipedia
Algumas declarações foram tiradas da Wikipedia e outras baseadas em minhas opiniões
Nenhum comentário:
Postar um comentário